quinta-feira, 8 de março de 2012

Convites do Coração

Acredito que todos os pais têm curiosidade em saber o que se passa dentro da cabeça, e do coração dos seus filho. Querem saber tudo sobre o que eles pensam… sonham… querem… Acredito que todos os pais querem ter uma relação próxima com os seus filhos. E fazemos muitas perguntas… e uma grande parte das vezes obtemos tão poucas respostas. As vezes, acho que nos focamos nos momentos errados, para ficarmos a conhecer os nossos filhos um pouco melhor. Aproveitamos um momento, escolhido por nós, para fazer meia dúzia de perguntas que recebem umas respostas forçadas…. “E então gostaste da escola hoje? Sim… O que fizeram? Não me lembro... Tiveram matemática? Sim.... Com quem brincaste?...” etc. 


Os momentos que são os momentos da verdadeira oportunidade, são os momentos escolhidos pelas crianças. Quando o teu filho, escolhe mostrar te o desenho que fez, uma construção de Legos ou quando te pede para ficar a ver alguma coisa que ela esteja a fazer.. É nestes momentos que a criança está a abrir o seu coração. Está a convidar-te para espreitares lá para dentro durante um pouco. 


Bem vinda, mamã! Bem vindo, papá! Olha aqui, isto sou eu!”

Muitas vezes perdemos estes convites no correr do dia-a-dia, o convite que nos da as tais desejadas respostas. Em vez de aceitarmos o convite para o coração aberto, o foco fica nos elogios...  “Que desenho tão lindo!” “Que castelo tão bem feito!”…. E as nossas palavras, tão bem intencionadas, acabaram de fechar uma porta aberta. 


Se estás ansiosa para saber mais sobre o teu filho? Para conhece-lo cada vez melhor? Aceita os convites que ele te faz! 


- Papá! Queres ver o navio espacial que desenhei?!
- Sim! Gostava muito! Conta-me coisas sobre o teu navio espacial!
- Olhe, tem aqui o motor… e é aqui que fica o painel de controlo… há espaço para 4 astronautas e um convidado.
- Espaço para um convidado, que giro..
- Pois é, é para meninos como eu poderem explorar também o espaço. Eu gosto muito de explorar coisas novas, sabes!
- A sério?! Conta-me mais sobre isso!.....

Quando aceitamos um convite que uma criança nos faz, aprofundamos a relação que temos com ela, ficamos a conhece-la um pouco melhor, e crescemos. Ela e nós!


“Olhe a cidade de Legos que fiz!” “Mamã, sou um javali!” “Olhe a minha máscara de lobo mau!” ”Papá! Queres ver como eu sei saltar muito longe?!”


As crianças estão nos constantemente a fazer convites para espreitarmos dentro dos seus corações. Tanto os nosso próprios filhos como todas as outras crianças a nossa volta. É a nossa escolha aceitar o convite ou não. E tu, o que escolhes fazer?

Sem comentários:

Enviar um comentário